Salta al contenido principal
    • Español - Internacional ‎(es)‎
      • English ‎(en)‎
      • Español - Internacional ‎(es)‎
      • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
    • p1

    Para informações, clique no banner

    Clique na pergunta para abrir as informações sobre ela.

    1) Como criar uma conta e se inscrever em um evento?

    2) Esqueci a senha. O que fazer?




    Para acessar, clique no banner

    consulta_certificado.png

    Para informações, clique no banner

    Polos de Cinema é um projeto de extensão realizado pelo Departamento de Educação e Tecnologias do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (DEETE/CEAD/UFOP).

    Objetivo: promover, em parceria com os Polos de Apoio Presencial em que há turmas dos cursos do CEAD/UFOP e outros grupos, presencial ou remotamente, sessões comentadas de filmes e documentários abertas a qualquer pessoa interessada. Considere-se sempre a classificação etária indicativa para cada filme ou documentário proposto.

    Temas: variados, de acordo com a proposta de cada sessão comentada. Acompanhe a programação.

    Carga Horária: de acordo com as atividades propostas para cada sessão de exibição (em geral 3h).

    Certificação: declaração de participação com a carga horária de cada sessão.

    Período de Inscrição: a qualquer momento na sala do Projeto Polos de Cinema para as sessões remotas.

    Conclusão até: de acordo com a programação de cada sessão de exibição. Uma vez inscrito na sala, fique atento à programação.

    Requisitos técnicos: deve-se evitar o uso de celulares para a participação nas atividades propostas, uma vez que pode haver alguma incompatibilidade.

    Clique aqui para se inscrever no projeto Polos de Cinema.

    Para informações, clique no banner

    Programa de extensão - Pedagogia diferenciada - práticas exitosas do ensino e da pesquisa em  educação

    A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e o Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE/CEAD/UFOP), por meio de seus Cursos - Práticas Pedagógicas (especialização), de Licenciatura em Pedagogia(EAD) e Geografia(EAD), Departamentos da UFOP e instituições parceiras – Grupo de Estudos Multiculturais da UFRJ, FAE/UFRJ,  realizam o Programa de extensão - Pedagogia diferenciada - práticas exitosas do ensino e da pesquisa em  educação, que tem como finalidade  discutir a pesquisa em educação, o currículo, as didáticas, os jogos, brincadeiras, a pedagogia da alegria, a avaliação, a mediação pedagógica e as suas interfaces didáticas, desenvolvidas no ensino presencial, híbrido ou a distância, na Educação Básica e no Ensino Superior. O objetivo principal do Programa é apresentar propostas educativas de ensino e de pesquisa, que desvelem uma  relação pedagógica geradora de oportunidades formativas, gestadas por meio das propostas curriculares diferenciadas e inclusivas.

    Webconferências e Webcurso -  Salas Virtuais de cada ação de extensão

    As atividades do Programa são abertas a qualquer pessoa interessada nos temas. Todos podem participar, e estas atividades estarão disponibilizadas  por meio da sala principal do programa que  dará acesso às ações de extensão  vinculadas, na Plataforma Moodle:

    1. Portfólio/webfólio: inovações no processo educativo;

    2. Os jogos, o e-Portfólio e o corpo brincante;

    3. Currículo, Didática(s), Multiculturalismos e Saberes; e

    4. Alegria de Ensinar.

    Autogestão dos(as) cursistas

    As salas foram preparadas para a autogestão dos(as) cursistas.  Para tanto, os participantes, ao acessarem as plataformas, poderão assistir às lives de forma síncrona ou assíncrona, receber sugestões de textos para leituras, realizar atividades de aprendizagem, fóruns virtuais, videoaulas.

    Público: estudantes e docentes da UFOP, estudantes e docentes de outras IES, docentes da Educação Básica.

    Inscrição

    As inscrições terão início em 12 de abril de 2022,  e poderão ser feitas a qualquer momento,  por meio da plataforma da UFOP ABERTA, até a finalização das atividades, em 30 de novembro de 2022.

    Para participar das atividades propostas, você deverá criar sua conta na UFOP ABERTA, seguindo as orientações apresentadas nos passos indicados a seguir:

    1º passo: Entre no site da UFOP ABERTA, usando o navegador Mozilla Firefox. Clique no link https://moodle.aberta.ufop.br/login/signup.php e preencha os campos indicados.

    Atenção! Você receberá a confirmação da criação de sua conta pelo e-mail que usou para fazer o cadastro. Caso não receba a confirmação do procedimento após 24 horas, verifique a caixa de spam e,  se não houver a confirmação,  entre em contato com ufopaberta@ufop.edu.br, e informe seus dados.

    2º passo: Depois de ter sua conta de acesso criada (login), inscreva- se no Programa de extensão clicando no seguinte link https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=101 (fazer seu login e confirmar sua autoinscrição).

    Temas: Estes são variados, de acordo com a proposta de cada sessão comentada. Acompanhe a programação na Sala Virtual.

    Certificado/Carga horária

    A declaração de participação será emitida de acordo com a carga horária de cada atividade formativa, pelo próprio(a) participante, na plataforma e após a finalização da atividade, de acordo com a orientação disponível na sala virtual.

    1) Certificado por participação em cada Webconferência: Em geral, o certificado será emitido com carga horária de 2 horas, podendo,  até mesmo,  ser emitido com carga horária de 3 ou  4 horas, o que dependerá da duração da Webconferência.

    2) Participação no Webevento

    Carga horária: Serão disponibilizados certificados de 16 , 24 ou 30 horas (A carga horária vai depender da ação).

    Como um espaço de guarda e divulgação, serão usadas redes sociais - blogs específicos, sites, Facebook, e-mails e Canal do You Tube, onde as gravações das Webconferências ficarão disponíveis para acessos assíncronos.

    Período de Inscrição: O período de inscrição inicia-se em 12 de abril de 2022, e esta poderá ser feita a qualquer momento, por meio da plataforma da UFOP ABERTA, até a finalização da programação, em 30 de novembro de 2022.

    Conclusão das atividades: A conclusão das atividades ocorrerá de acordo com a programação de cada atividade. Uma vez inscrito na sala, fique atento à programação.

    Horário: Geralmente, a transmissão das Webprosas  acontecerá às 19 horas.

    Para informações, clique no banner

    1º Webinário de Práticas Pedagógicas "Vidas de professores(as) e as múltiplas linguagens no processo educativo"

    Datas: Inicia no dia 20 de julho e poderá ser feita a qualquer momento, por meio da plataforma da UFOP ABERTA, até a finalização da programação, em 30 de novembro de 2022.

    Instituições promotoras: Departamento de Educação e Tecnologias(DEETE), Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Samarco S.A, Prefeituras Municipais – Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

    Objetivo geral

    ● Favorecer reflexões capazes de provocar melhorias nas práticas pedagógicas cotidianas dos(as) docentes cursistas, colaborando para a qualidade da educação básica pública.

    Objetivos Específicos

    • Apresentar e debater temas relativos à matriz curricular do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas.
    • Conhecer as estratégias de pesquisa usadas como suporte para a investigação em educação. 
    • Subsidiar o(a) cursista na produção de seu trabalho acadêmico-científico final, trabalhando com estratégias de leitura de textos científicos, com a organização das informações e a produção de texto científico e estratégias/procedimentos de pesquisa, tarefas necessárias na organização do TCC.

    Público-alvo

    ▪ Cursistas/Profissionais que atuam na rede pública de Educação Básica dos municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

    ▪Profissionais atuantes na área da Educação, no Brasil.

    Inscrições para o certificado:

    1º passo: Site da UFOP ABERTA, usando o navegador Mozilla Firefox. Clique no link https://moodle.aberta.ufop.br/login/signup.php e preencha os campos indicados.

    2º passo: Depois de ter sua conta de acesso criada (login), inscreva- se no Programa de extensão, clicando no seguinte link https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=115

    Para informações e problema de acesso faça contato no e-mail: ufopaberta@ufop.edu.br e informe seus dados.

    Realização: UFOP, PROEX, DEETE, Rede Ria, UFRJ, Samarco S.A.

    Para informações, clique no banner

    A gestão educacional democrática a frente do Colegiado de Curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) difere das atribuições como docente e técnico-administrativo. Faz-se necessário o conhecimento da estrutura organizacional da universidade e o desenvolvimento de habilidades para o gerenciamento de recursos humanos, financeiros, condução de processos administrativos e tomada de decisões que impactam sobre o funcionamento do curso e até mesmo da universidade.

    Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional dos servidores em relação à atuação tanto no Colegiado de Curso quanto no NDE, o Núcleo de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (NAP/Prograd) elaborou este curso que reúne informações sobre normativas institucionais, funções e rotinas do Colegiado e NDE.

    O curso foi organizado em sete módulos, conforme descrito a seguir:

    Módulo I: Atribuições do colegiado e núcleo docente estruturante (NDE).
    Módulo II: Processos seletivos dos cursos de graduação.
    Módulo III: O Projeto Pedagógico de Curso.
    Módulo IV: Orientação estudantil e acompanhamento das pessoas público alvo da educação especial.
    Módulo V: Registro e controle acadêmico.
    Módulo VI: Operacionalização de dados para a gestão administrativa e acadêmica dos cursos.
    Módulo VII: Sistema nacional de avaliação da educação superior (Sinaes).

    Espera-se que este Manual se constitua em suporte para os Colegiados na efetivação da gestão dos Cursos de Graduação e no processo de orientação acadêmica.

    Para acessar a sala do curso clique aqui.

    Para acessar, clique no banner

    Para informações, clique no banner

    RODA EM WEB(REDE) "CURRÍCULO, DIDÁTICAS, MULTICULTURALSMO E SABERES – 2023"

    Coordenação: Professora Dra. Márcia Ambrósio (UFOP)

    Local: Canal do You Tube “Pedagogia Diferenciada”

    Período: 10 abril a 7 de julho de 2023

    A Pró-Reitoria de Extensão e o Departamento de Educação e Tecnologias, do CEAD/UFOP, por meio de seus cursos - Práticas Pedagógicas (especialização), de Licenciatura em Pedagogia(EAD), em parceria com o Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o Grupo de Estudos Multiculturais(GEM), da UFRJ, da Rede interinstitucional de ações coletivas (RIA), oferecerá o Webinário "Currículo, Didáticas, multiculturalismo e saberes". Esta é uma ação vinculada ao Programa de extensão intitulado Pedagogia Diferenciada: práticas exitosas do ensino e da pesquisa (2022 a 2027). Em 2023, vamos dar continuidades nas Webprosas aprendentes realizadas em 2023, em um formato diferenciado - uma RODA EM WEBREDE -, semanalmente, focada na formação docente e discente, com objetivo refletir sobre as abordagens contemporâneas do Currículo nos diferentes níveis e modalidades da educação, em uma perspectiva multi/intercultural crítica. Vamos debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o novo ensino médio, o uso das tecnologias no processo educativo nos seus lados óbvios e obtusos.

    Sala Virtual da Roda em WebRede

    As atividades de formação docente são abertas a qualquer pessoa interessada nos temas. Todos(as) podem participar, e estas atividades estarão disponibilizadas  por meio da sala principal do projeto de extensão Currículo, Didática(s), Multiculturalismos e Saberes.

    Autogestão dos(as) cursistas

    As salas foram preparadas para a autogestão dos(as) cursistas.  Para tanto, os participantes, ao acessarem as plataformas, poderão assistir às Rodas em WebRedes de forma síncrona ou assíncrona, receber sugestões de textos para leituras, realizar atividades de aprendizagem, fóruns virtuais, videoaulas.

    Público: As atividades do Programa são abertas a qualquer pessoa interessada nos temas - estudantes e docentes da UFOP, estudantes e docentes de outras IES, docentes da Educação Básica. Todos(as) podem participar, e estas atividades estarão disponibilizadas por meio da sala principal do projeto, na Plataforma Moodle.

    Período de inscrição: As inscrições terão início em 30 de março de 2032, e poderão ser feitas a qualquer momento, por meio da plataforma da UFOP ABERTA, até a finalização das atividades, em 30 de julho de 2023.

    Para participar das atividades propostas, você deve criar sua conta na UFOP ABERTA, seguindo as orientações apresentadas nos passos indicados a seguir.

    1º passo: Entre no site da UFOP ABERTA, usando o navegador Mozilla Firefox. Clique no link https://moodle.aberta.ufop.br/login/signup.php e preencha os campos indicados.  

    Atenção! Você receberá a confirmação da criação de sua conta pelo e-mail que usou para fazer o cadastro. Caso não receba a confirmação do procedimento após 24 horas, verifique a caixa de spam e,  se não houver a confirmação,  entre em contato com ufopaberta@ufop.edu.br, e informe seus dados.  

    2º passo: Depois de ter sua conta de acesso criada (login), e se inscrever no Webinário você deve clicar no link https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=141 e faça sua autoinscrição).

    WebRedes temáticas:

    1. Currículo e escola
    2.Diferenças e desigualdades no cotidiano da educação básica
    3. Gênero e sexualidade na educação brasileira- tensões, deslocamentos e horizontes: (im)possível silenciamento da diferença no currículo
    4. Currículo como espaço-tempo de fronteira curricular.
    5. Currículos Decoloniais e Outras Cartografias para a Educação das Relações Etnicorraciais: desafios político-pedagógicos frente à Lei 10639/2003
    6. WebCurrículo: implicações das tecnologias digitais na aprendizagem
    7. Práticas intermodais no currículo escolar
    8. WebCurrículo: implicações das tecnologias digitais na aprendizagem 
    9. Narrativas docentes

    Certificado/Carga horária: A declaração de participação será emitida de acordo com a carga horária de cada atividade formativa, pelo próprio(a) participante, na plataforma e após a finalização da atividade, de acordo com a orientação disponível na sala virtual.

    1) Certificado por participação em cada Roda em WebRede: Em geral, o certificado será emitido com carga horária de 2 horas, podendo,  até mesmo,  ser emitido com carga horária de 3 ou  4 horas, o que dependerá da duração da Webconferência.
    2) Sobre o certificado do WebEvento O Certificado do Webinário “Didáticas, multiculturalismo e saberes”  será de 60 horas e emitido pelo(a) próprio(a) participante, após a finalização das ações, de acordo com a orientação disponível na sala virtual do Webinário.  

    Os certificados serão liberados após a conclusão das atividades, conforme a seguinte orientação: Para baixar o certificado, o cursista deverá participar ter 70% de frequência e atingir e realizar as atividades dissertativas e/ou de pesquisa previstas após cada Rodas em WebRedes, atingir uma pontuação mínima de 60 pontos, de acordo com as orientações disponíveis na sala virtual.

    Horário: Geralmente, a transmissão das Webprosas  acontecerá às 19 horas.

    Salta categorías

    Categorías

    Expandir todo

    CIÊNCIAS AGRÁRIAS

    CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    CIÊNCIAS DA SAÚDE

    CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

    CIÊNCIAS HUMANAS

    CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (1)

    ENGENHARIAS

    EVENTOS

    LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

    MOODLE (3)

    MULTIDISCIPLINAR (3)

    NAP - PROGRAD

    PROJETOS

    UFOP EM AÇÃO (3)

    GRUPOS DE PESQUISA, ESTUDOS, TRABALHOS E OUTROS (3)


    Salta Reloj

    Reloj

    Servidor Servidor:
    Usted:
    Salta Navegación

    Navegación

    • Página Principal

      • Cursos

    Resumen de retención de datos
    Descargar la app para dispositivos móviles