Programação

Página principal do curso

    • Vínculo

      O Grupo de Estudo em Programação e Robótica (GEPR) está vinculado à Linha de Pesquisa "Programação de Robótica na Educação", do Grupo de Pesquisa "Tecnologias Digitais na Educação" (GPTDE).

      Breve histórico do grupo

      No primeiro semestre de 2019, a linha de pesquisa criou o GEPR e atuou por dois semestres. Ele foi formado por professores e estudantes do curso de Matemática e de Pedagogia do CEAD/UFOP. Como programação era um assunto novo para muitos integrantes do grupo, iniciamos os estudos de forma bem básica e gradativamente fomos aprofundando no Pensamento Computacional e na programação em Scratch. Paralelamente à programação foram feitas oficinas complementares para se trabalhar com imagens e áudios.

      Apesar do número de participantes ter, gradativamente, diminuído ao longo período, fechou-se o semestre de 2019/1 com 11 integrantes e em 2019/2 com cinco.

      A partir da sua participação no grupo, a aluna Letícia Cristina Martins Romão escreveu seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Utilizando a Linguagem de Programação Scratch como Recurso Didático no Ensino de Geometria Plana.

      Por diversos motivos, os trabalhos do GEPR foram interrompidos. Porém, em 2021/2 os professores André Felipe Pinto Duarte e Jorge Luís Costa propuseram o Módulo Interdisciplinar de Formação (MIF)1 Introdução ao Pensamento Computacional e à Programação na Educação para ser ofertada em 2022/1, inspirado nos estudos e trabalhos do grupo. E em um processo de retroalimentação esse MIF motivou a retomada do grupo dentro de uma nova proposta.

      Nessa nova perspectiva, de forma sintética, pode-se dizer que o grupo pretendia desenvolver Objetos de Aprendizagem para serem usados como recursos didáticos em atividades matemáticas que permitam “fazer matemática”, a partir da observação e análise de uma situação problema envolvendo o OA criado. Como se pretendia estar em um grupo de dimensão colaborativa, espera-se (1) que a proposta de criação dos Objetos de Aprendizagem nasça da demanda de professores que ensinam matemática; (2) que o programa seja desenvolvido, coletiva e cooperativamente, pelo grupo; (3) que a sequência didática na qual ele vai ser usado seja construída, também, de forma coletiva e cooperativa; (4) que a execução dessa sequência seja feita na sala de aula de um dos integrantes do grupo; e (5) que o resultado possa ser apresentado, analisado e discutido pelo grupo.

      Objetivos do grupo

      A linha de pesquisa Programação e Robótica na Educação tem por objetivo investigar possíveis contribuições de linguagens de programação e da robótica para os processos educacionais. Ambos os escopos – programação e robótica – têm despertado muito interesse tanto de professores quanto de alunos.

      Integrantes (em 2025/1)

      • André Felipe Pinto Duarte (UFOP/CEAD/DEETE)
      • Cláudia Raquel Martins Corrêa (UFOP/CEAD/DEETE)
      • Janaína Milagres Martins (Professora de Matemática da rede estadual de Minas Gerais e da rede municipal de Ouro Preto. Mestra em Educação Matemática - PPGEDMAT-UFOP)
      • Jorge Luís Costa (UFOP/CEAD/DEETE)
      • Ladislene Cunha (Docente na Educação Básica e Mestranda em Educação Matemática - PPGEDMAT - UFOP)
      • Marli Regina dos Santos (UFOP/ICEB/DEEMA)
      • Neuber Silva Ferreira (IF Ouro Preto)
      • Thais Maria Barbosa Goulart (Docente de Educação Básica do Estado de Minas Gerais)
      • Vitoria dos Santos Coutinho (Licencianda de Matemática CEAD/UFOP)
      • Werbson Silva Souza (Professor de Matemática, informática e Desenvolvimento de Sistemas na rede estadual de Minas Gerais)