A curadoria de Memória pretende abordar as relações entre a história, a identidade social, o território e a memória dos povos das Minas Gerais, bem como o reconhecimento identitário de seus diferentes grupos.
Baseada na diversidade da cultura mineira, procura articular as lembranças e os esquecimentos dos diferentes sujeitos sociais em diferentes tempos e espaços.
A programação se dividirá em mesas redondas, seminários, oficinas, entrevistas, documentários, exposições, entre outras atividades culturais.
 
Curadoras
 
Janete Flor de Maio Fonseca - Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE)
 
Professora do Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) da UFOP. Com formação em História, desenvolve projetos relacionados à História das Cidades, Educação Patrimonial e Mídias, Ensino de História. É líder do grupo de pesquisa “Educação Patrimonial: Educação e Tecnologias Digitais”, membro do Grupo Emergente “Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Criança, a Infância e a Educação” e membro colaborador do “Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas” (NEABI) da UFOP.
 
Maria do Carmo Pires - Departamento de Turismo (DETUR)
 
É professora do Departamento de Turismo da UFOP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: igreja, estado, sociedade e cultura em Minas Gerais, câmara municipal, poder local, patrimônio e turismo.
Bolsistas:
Jéssica Batista Duarte Guimarães - DEHIS 
Larissa Vitória Ramos - DEHIS 

 

A cibercultura trata dos conjuntos de valores, técnicas, práticas, modos de pensamento e de comportamento que têm sido construídos no ciberespaço ao longo dos anos. “Entre a Utopia e a Distopia” é o eixo central do recorte. A ideia é apresentar uma exposição, mostra de filmes, realização de fóruns e promoção de debates com especialistas. O debate será feito pontuando fenômenos que envolvem as culturas digitais, tais como a discussão sobre a universalização do acesso (inclusão), pirataria, ativismo hacker, software livre x software proprietário, disputas sobre diferentes representações da realidade, e outros.

Curadores:
André Felipe Pinto Duarte - Departamento de Educação e Tecnologias (Deete)
Professor do Departamento de Educação e Tecnologias da UFOP. Possui Graduação em Filosofia e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no grupo de pesquisa Tecnologias Digitais na Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia e Tecnologia da Informação;  Formação de Professores e;  Educação, Comunicação e Tecnologia.
 
Hugo Guarilha - Pró-reitoria de Extensão (Proex)
Trabalha como técnico-administrativo em educação na UFOP, onde exerce a função de produtor cultural. Doutor em Museologia e Patrimônio (2015) no Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente tem se dedicado a entender melhor o universo das culturas digitais, em particular as possibilidade de reflexões museológicas focadas em objetos digitais.
 
Bolsistas:
Marina Lima - Graduanda em Ciência da Computação pela UFOP
Fernanda Bernardes - Graduanda em Engenharia da Computação pela UFOP